Psicologia Clínica

Consulta de psicologia para apoio e tratamento em situações de stress e sofrimento psicológico que podem variar desde questões pessoais, problemas laborais, estratégias para gerir a ansiedade, tristeza profunda e depressão.

Informações

Consulta de Psicologia Clínica

A consulta psicologia clínica oferece aos pacientes a oportunidade de conversarem com um profissional especializado, de forma resguardada e pessoal, sobre questões ou problemas que afetam o bem estar emocional e a saúde mental.

Existem diversos tipos de situações que justicam o apoio psicológico, desde a depressão, o luto, problemas de relação (românticas, familiares, com amigos e com colegas de trabalho).

A consulta decorre num ambiente de tranquilidade, em que cada pessoa é ouvida atentamente e de forma sigilosa sobre aquilo que a preocupa. O psicólogo clínico avalia cada caso de forma individual e personalizada, oferecendo aconselhamento e estratégias para lidar com as situações que causam tristeza e sofrimento psicológico.

Problemas habituais

Ansiedade

A ansiedade é um problema de saúde sério, muito incapacitante e, por vezes, pouco valorizado por aqueles que estão em redor.

A ansiedade pode levar um doente a, simplesmente, ser incapaz de realizar tarefas simples, como levantar-se de manhã, deslocar-se para o trabalho ou lidar com situações de maior pressão.

Em muitos casos de ansiedade, surgem sintomas físicos que assustam ainda mais o doente: suores, sensação de náusea, o coração bate de forma acelerada ou irregular, perturbações gastrointestinais.

Embora todos estes sintomas existam também em outras doenças, a pessoa com ansiedade não está, normalmente, fisicamente doente.

Existem técnicas e estratégias que o psicólogo ensina e treina com os doentes para ajudar a ultrapassar este problema.

Depressão

A depressão é uma doença altamente incapacitante. Não se trata apenas de uma “tristeza”. A pessoa com depressão sente-se incompleta, irrealizada, incapaz de “sair” dessa tristeza.

É uma prisão psicológica, em que o mundo lá fora parece muito distante ou inexistente; em que a pessoa se perde dentro de si mesma, com pensamentos circulares e, muitas vezes, destrutivos para si mesmo e para as pessoas que estão mais próximas.

Por vezes, a pessoa com depressão tende a esconder a sua doença e os seus sintomas, especialmente no trabalho e também na família. Isto leva ao afastamento e ao isolamento.

O psicólogo clínico pode ajudar a construir uma solução para que o doente possa recuperar. É um processo que pode demorar algum tempo e, muitas vezes, é necessário o apoio de médico psiquiatra.

Este apoio é especialmente importante se a doença já estiver a provocar efeitos físicos, como por exemplo: insónia, cansaço ao acordar, falta de energia durante o dia, alterações súbitas de humor em situações pouco graves, problemas relacionais, falta de desejo sexual.

Existem  muitos outros sintomas que podem justificar o apoio médico em combinação com o apoio psicológico e, muitas vezes, a colaboração entre as duas áreas (psicologia e psiquiatria) é a forma mais rápida e eficaz para obter melhorias.

Outros problemas de saúde mental

  • Mal-estar psicológico ou stress continuado
  • Dependência de álcool e outras drogas
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
  • Atraso mental e do desenvolvimento
  • Demências (avalição por neuropsicologia)

Psicólogos assistentes

Dra Catarina Ribeiro

  • Psicologia Clínica no adulto
  • Especializada em Neuropsicologia

Dra Inês Sousa

  • Psicologia Clínica no adulto
  • Psicologia da Infância e da Adolescência
  • Especializada em Neuropsicologia na Infância e na Adolescência

Dra Nicole Pestana

  • Psicologia Clínica no adulto
  • Especializada em questões de Luto e Doença Oncológica
  • Exames Psicotécnicos para Condução

Agendamento online!

Os preços apresentados são meramente informativos. Não será solicitado qualquer pagamento ao agendar a sua consulta online.

Não encontra o horário que necessita?

Envie-nos um e-mail

Tentaremos encontrar uma alternativa à medida dos seus horários disponíveis.

Anos de Trabalho

Consultas realizadas

Profissionais ao seu dispor

Objetivo: a sua Saúde

Testemunhos

Opiniões dos nossos Clientes

Rececionista muito simpático e acolhedor. Medica 5 estrelas também ?

A. Correia

Excelência em atendimento médico. Equipe da recepção muito querida.

F. Valle

Muito Bom Atendimento e Serviço cinco Estrelas.

J. Leandro

Ótimo atendimento, são rápidos, práticos e têm um preço justo. Têm vários horários e atendem todos os dias da semana (Fiz o atestado eletrônico para troca de carta de condução)

C. Medeiros

Está pronto para agendar a sua consulta de forma simples e rápida?